Páginas

Pesquisar este blog

0

A estética que nos tira da luta

.. 08 novembro 2012
Ontem no Twitter me deparei com um twite da blogueira e ativista feminista,  Lola, do blog, Escreva Lola Escreva. Ela estava divulgando a página Ame seu Corpo, recentemente aberta. Se trata de uma página sobre a estética feminina, mas de outra maneira. Não dessas que avaliam se o seu seio está empinado a 60º ou 90°, nem deste que vigiam os glúteos para saber se estão em forma de maçã ou pêra, ou melancia, ou alguma dessas frutas que a mídia teimam em nos rotular, em nos reduzir ainda mais em objeto, mas uma página que ajuda a compreender nossas diferenças, nossa beleza, de mulheres mortais e comuns. É incrível como ninguém tenha pensado nisso antes !

Somos bombardeadas 24 horas por dia, onde quer que estejamos com silhuetas impossíveis de atingir, porque leitora ou você nasce uma Gisele  ou vira sócia de uma clínica cirúrgica ou vira escrava da ditadura da magreza e perde o gosto de viver.  (Por favor, não me venha falar em dieta e academia porque, ter 1.78 e pesar 50 kg não há porra nenhuma que dê jeito, só sacrifício e lamentação.)

Nós mulheres, sempre fomos objeto de consumo, assim, como aquele carro recém lançado, aquele relógio de material revolucionário, mulheres também tem um padrão milimetricamente estudado para sua época, algo que seja inalcançável. É isso mesmo, inalcançável que é para nós nos sentirmos frustradas, uma agulha fora do palheiro e passar dia e noite emburrada,  por não conseguir o que alguém disse que é o aceitável. É uma indústria de "embucetar" a mulher, transforma-la, toda ela, em uma periquita ambulante, um pedaço de carne onde todos querem enfiar alguma coisa em algum buraco.  E tem mais, é deixar-nos tão obcecada com a aparência que nos tiram da luta política, da luta por melhor condição de vida, da luta por direitos plenamente iguais, da luta pelo que realmente interessa na vida. E não, uma bunda redonda, uns seios empinados e uma vagina milimetricamente depilada não é o mais importante. .




Nenhum comentário:

Postar um comentário